Teste de Velocidade Oficial da Proteste → Grátis

A Proteste Procon é uma associação de consumidores da América Latina, que atua com juntamente com serviços especializados e com a defesa dos direitos do consumidores. Eles fazem testes de produtos e serviços para auxiliar as pessoas a escolher as melhores opções de diversos tipos de coisas.

No caso de internet, você pode usar o teste de velocidade da Proteste para medir a sua conexão e saber se está recebendo o que for contratado. Porém se você fizer o teste e o resultado não for satisfatório, basta entrar em contato com eles que te ajudarão a resolver o problema junto com a defesa dos direitos do consumidor.

As operadores são obrigadas a garantir uma média de 80% do que for contratado, e nunca podem te entregar menos de 40% do total. Mas claro, você precisa fazer o teste direito para que tenha um resultado mais preciso.

Como usar o medidor da Proteste Procon

Para você ter um resultado bem próximo do real, você precisa seguir alguns passos.

  1. Feche todos os aplicativos ou programas
  2. Evite usar a rede sem fio
  3. Conecte-se preferencialmente na entrada do provedor
  4. Verifique se está ocorrendo alguma atualização ou até mesmo programa de streaming e desligue.
  5. Agora é só fazer o teste no site da Proteste.

O painel da Proteste é igual a imagem abaixo, onde você coloca a sua operadora como Claro, Vivo, Tim, Oi, ou outras e a velocidade contratada.

O velocímetro irá medir tanto o PING, como a taxa de Download e de Upload. Quando o resultado finalizar, ele irá te dizer, de acordo com os dados que você preencheu, se a sua internet está lenta ou na velocidade contratada.

Caso esteja lenta, o site indica que você reivindique seus direitos e entre em contato com a empresa ou com a Proteste Procon, com os campos disponíveis abaixo do teste, como: Nome, e-mail e telefone. (Igual a imagem abaixo)

Porém lembre-se de seguir o passo a passo citado lá em cima. Se você não fechar os programas ou deixar serviços de streaming funcionando como a Netflix, Spotify, entre outros, a velocidade exibida será bem menor do que a velocidade recebida.

Quem é a Proteste e como entrar em contato?

A Proteste é uma empresa sem fins lucrativos e independente que atua na defesa dos direitos dos consumidores há mais de 18 anos no Brasil.

Eles produzem materiais como testes comparativos e estudos de mercado para auxiliar os consumidores a tomar as melhores decisões e resolver problemas com as empresas.

Os testes são feitos em produtos e serviços de vários tipos como alimentos, informática, eletrodomésticos e até produtos de limpeza. A ideia é que eles avaliem não só se as empresas estão cumprindo as normas como também os classificam em uma escala de qualidade. Assim, quando alguém for comprar algum item, pode comparar o preço e qualidade para tomar a melhor decisão de compra.

Caso você precise fazer uma reclamação, basta abrir o link do Reclame na Proteste, colocar o nome da empresa que você deseja relatar o problema e escrever o ocorrido. A resposta virá por meio da plataforma da Proteste, e caso não seja satisfatório, você pode pedir a ajuda dos especialistas.

Deixe um comentário