SpeedTest.net → Medidor de internet Grátis

Todos os dias, milhares de pessoas tem problemas de conexão, sentindo lentidão no uso da internet, e por isso, precisam utilizar recursos para verificar se tem algum problema na sua rede. Para isso podem usar o speedtest.net, é um dos medidores de internet grátis mais utilizados para verificar a velocidade e o desempenho da conexão em casa.

O Speed teste foi criado em 2006 pela empresa Ookla e possui a sede em Seattle. Desde sua fundação mais de 29 bilhões de testes foram feitos na plataforma da empresa.

Atualmente você pode acessar o medidor de velocidades tanto no site SpeedTest.net, como fazer download em iOS, Android, macOS, Windows, Google Chrome e Apple TV.

Como usar o Speedtest.net?

Fazer o teste de conexão é muito simples, basta ABRIR O SITE ou o aplicativo da plataforma desejada e clicar no botão iniciar. Depois disso é só esperar para que ele calcule todos os dados da sua internet.

Como você pode ver na imagem acima, ele mede a latência (PING) e a velocidade de download e de upload. E no final do teste você compara a velocidade que deveria estar com os resultados mostrados no painel, e assim verificar se a conexão está de acordo com o pacote contratado.

Mas é importante tomar alguns cuidados para que o resultado seja mais preciso, como:

  • Feche todos os programas que estiverem abertos
  • Pause todas as atualizações, caso estejam acontecendo nesse momento
  • Se possível evite redes sem fio, o wifi pode diminuir um pouco a velocidade
  • Conecte-se diretamente na entrada do provedor
  • Agora pode fazer o teste para ter o resultado o mais próximo possível.

O que é a latência (ping), download e upload, mostrados no painel do teste?

O PING permite medir em milissegundos (ms) o tempo que as informações saem de um computador até o destino e voltar. Quanto menor for esse número, mais rápida é a sua conexão.

Tanto o download como o upload medem a velocidade em Megabits por segundo (mbps).

O Download é a velocidade em que você baixa um arquivo da internet, como por exemplo quando baixa um aplicativo ou uma foto.

Já o Upload mede a velocidade de quando você coloca algum arquivo na rede, como por exemplo quando coloca um vídeo no Facebook, arquivo na nuvem e etc.

Esse valor costuma ser menor do que o download porque muitos planos, principalmente os mais antigos, trabalham com a proporção de 10:1. Nesse caso, se você tem 10Mbps de internet, receberá 1Mbps de upload. Mas isso depende muito do plano contratado, já que isso não é a regra geral.

Histórico de velocidade

Um dos recursos legais desse medidor, é que ele te mostra o histórico de velocidades, assim quando você for verificar as taxas atuais, pode ver se está melhor ou pior do que a média dos testes anteriores.

Para você acessar esse histórico basta clicar na aba Resultados, ela te mostrará a taxa de Download e Upload com a data das suas pesquisas em formato de gráfico.

Vários fatores podem afetar a sua conexão, porém sabendo a velocidade que você realmente está recebendo é mais fácil encontrar a fonte do problema.

Deixe um comentário